domingo, 24 de abril de 2011

Bonecatriz LUA


Quando comecei a orientar Oficinas Culturais, talvez por conta da formação de artista plástico, gráfico, ilustrador, a minha preferência era reciclar o papel até mesmo em Oficina de Literatura, como a de Poesia Aleatória - Reciclando a Palavra. Porém, nas Oficinas de Bonecos e Brinquedos, não tinha jeito, sempre me pediam para desenvolver algo com outros materiais como, por exemplo, o isopor.


Já postei alguns trabalhos feitos de embalagem plástica e também da mistura de material, incluindo o isopor. Agora chegou a vez dos Bonecos de Isopor. Mais precisamente de Bandeja de Isopor para Pizza.


A Bonecatriz LUA, da lenda O Casamento do Sol com a Lua, não é uma criação nova (tem estrada), mas a restaurei recentemente. É uma Boneca complicada de se fazer, por causa da mecânica e da “fragilidade” das Bandejas de Isopor. Mas o resultado é muito bacana.


A Bonecatriz LUA tem movimentos articulados de boca e olhos. Para a sua confecção usei três bandejas, para sobreposição e recortes de articulações, e uma (opcional) para finalização. Olhos e bocas são recortes de embalagens.

Nas Oficinas de Contação de Histórias com Bonecos Animados e ou com Objetos, oriento a confecção de Bonecos utilizando as mais variadas técnicas e materiais recicláveis. Nela o oficinando e a oficinanda têm a oportunidade de criar todos os Bonecos para a sua história de interesse.

Criação e fotos de Joba Tridente

4 comentários:

  1. Amigo Joba..
    você não teria esses fantástiucos personagens em ação num vídeo?
    Acho que muita gente adoraria vê-los.
    Eu principalmente..
    abraços

    Cacinho

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cacinho.
    Ainda não tenho animações destes Bonecatores e Bonecatrizes.

    Já fui filmado em apresentações,
    mas as pessoas nunca cumpriram a promessa de me enviar os vídeos.

    Alguns amigos ficaram de filmar,
    mas nunca coincide os horários.

    Mas, quem sabe hora dessas...

    Uma abração.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  3. Oi,Joba!Boa tarde!
    Me encantei com seus trabalhos de reciclagem.
    Parabéns!
    Vou levar o modelo da canoa de Tp para meu filho fazer um trabalho da escola,tá?
    Obrigado pela força!
    Vou te seguir.
    Quando quiser,dá uma passadinha no meu blogue.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Georgette.
    Obrigado pela visita.

    Espero que o seu piá consiga fazer o barco.
    Fiz com uma antiga embalagem já fora de circulação.

    Com as novas embalagens é possível fazer,
    mas dá um pouco mais de trabalho para traçar as dobraduras.

    Sucesso pra ele!

    Estive no seu blog
    mas só depois de procurá-lo no Google.

    Eu achei teu espaço bem bacana.
    As mamães devem adorar!

    Este endereço que deixou aqui,
    está com uma letra "m" a mais.

    Abração.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...