sexta-feira, 20 de maio de 2011

Joba Tridente: Casa de Encaixe com Embalagem de Pizza


Casa de Encaixe com Embalagem de Pizza

Eu já publiquei duas matérias sobre Casas feitas com Embalagem de Pizza: aqui e aqui. Há algum tempo prometi um modelo de Casa de Papel feita apenas com Encaixe, sem precisar colar. Olha ela aí.


Como era apenas um teste (que acabei fotografando) escolhi a parte traseira da caixa, cuja estampa é feiosa. Mas se você escolher a parte frontal e não optar pela interna (que possibilita pintura), o acabamento da estampa será muito melhor..., dependendo do sabor, é claro! Os borrões na “estampa” é para apagar o nome do fabricante.




Para fazer esta Casa Embalagem usei uma face da caixa de pizza (industrializada), régua, lápis, tesoura e estilete. Dependendo da marca e do sabor pode se conseguir belas estampas. Desenhei a “planta” a partir do tamanho da embalagem: laterais com 10 cm de altura e 6 cm de largura; piso com 6 x 6 cm; teto com 5 cm de altura e mais 2 cm de aba (orelha de encaixe) por 6 cm de largura; laterais (que fecham triangularmente) com 4 cm de altura por 6 cm de largura. Todas as abas eu deixei com 2 cm. Essas medidas você decide conforme a embalagem e tamanho que queira fazer a Casa Embalagem

Antes de fazer uma Casa Embalagem final, experimente, teste medidas e formatos diferentes e, inclusive, o tamanho dos cortes para encaixe das abas. Veja que eu sinalizei (com cores diferentes) as abas e os cortes de encaixe, que variam conforme o tamanho das abas. Os cortes têm que ser exatos para um melhor encaixe. O “A” tem duas abas porque uma é de base (com o corte) e a outra (com recortes por causa da janela) de encaixe. 

Depois de desenhado e recortado o modelo é só ir dobrando e fechando em si mesmo (nos encaixes) como se fosse uma caixa, que ao final será. 


De lado: dobrando e encaixando laterais.


De baixo para cima: dobrando e encaixando base.


De cima para baixo: dobrando e encaixando teto e lateral triangular.


Fazendo a mesma coisa: pelo lado avesso da embalagem.


Fazendo a mesma coisa: pelo lado avesso da embalagem.


As casas prontas em frente e verso.


*****
criação.fotos.jobatridente

 Joba Tridente: Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico – DF. Artista Plástico - Coletivas: 2018 - Brinquedos do Brasil - Invenções de muitas mãos - SESC/Itinerante. 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP. Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...