terça-feira, 5 de setembro de 2017

Jobabilidade: Robôs-Latas - 2

Robôs-Latas
Objetos Escultóricos Articulados
de Joba Tridente

Eu sou apaixonado por robôs. Possivelmente influenciado pelo cinema, literatura, história em quadrinhos e séries de tv. Sempre vejo filmes do “gênero”. O meu favorito é a obra-prima da animação japonesa Eve no Jikan (2010), que fala de robôs que se encontram num bar para conversar sobre a relação com os humanos.


Há três meses publiquei aqui uma série de fotos da Primeira Geração dos meus Robôs-Latas (Diva Atum, Macaco Coqueiro e Gro-Magnon Robinson), feitos com latas de sardinha e de atum, parafusos, peças metálicas, molas/espirais, arames, tubos de cola bastão etc...


Hoje é a vez de apresentar o resultado da mistura de sucatas que deu forma e graça à Segunda Geração de Robôs-Latas formada por Quiron Rei - I e Quiron Rei - II (Na mitologia grega, Quiron é o mais sábio de todos os centauros, um verdadeiro rei. Foi instrutor, entre outros, de Hércules, que acidentalmente o feriu com uma flecha envenenada. Posteriormente lançado ao espaço, Quiron se transformou na constelação de Sagitário); Pinguim (que tem o balanço dos pinguins andando), Ursus, que a princípio seria um Porco, com o rabo curtinho ficou mesmo um urso; Nascente, uma peça que mostra, em detalhes, o nascimento de um Robô-Lata.

QUIRON REI - I
(movimenta os braços e o rabo)





QUIRON REI - II
(movimenta os braços, a cabeça e o rabo)




 




URSUS ou PORCO





PINGUIM
(tem o balanço dos pinguins em movimento)





NASCENTE






Os Robôs-Latas foram feitos com latas de sardinha, parafusos, peças plásticos e metálicas, placas e cabos de computador, rolhas, pet etc.

***



ROBÔS-LATASs
são Objetos Escultóricos Articulados
são Arte Sustentável
são criações de Joba Tridente
que fez a série de fotos em setembro de 2017


**** 



JOBA TRIDENTE
Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico - DF.

Artista Plástico - Coletivas: 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP.


Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.

2 comentários:

  1. Sensacional
    Parabéns ,sua criatividade é maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..., gratíssimo, Marina Seischi, pela visita e considerações. ..., grande abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...