quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Jobabilidade: Protetor de Celular vira Porta-Trecos


Protetor de Celular vira Porta-Trecos
criação de Joba Tridente

Recentemente, quando publiquei a HQ (comic, cómic, mangá) JUSTIÇA - Articulada e Infinita, estrelada pelas estampas do marginalizado personagem Chaves (da tv), da onipotente Justiça (da vida real) e do aventureiro Super Mario (do game), comentei que não tenho telefone celular e ou smartphone e não sinto a menor falta. Mas, por trabalhar com material reciclável, ganhei (de um amigo e proprietário de loja de produtos e serviços de informática) diversos modelos “antigos” (em um semestre!) de capas (bumper, case, funda, caja) e protetores para celular (smartphones)..., algumas peças ainda lacradas e embaladas. Um desafio para transformar em Arte Sustentável o que até ontem era super fashion.

Após a HQ JUSTIÇA - Articulada e Infinita, que está exposta para manipulação na loja e laboratório de informática Softlan, em Curitiba, criei um Porta-Trecos, um Porta-Retratos e alguns Porta-Chaves..., cujo processo criativo você irá acompanhar, a partir de hoje, em três ou quatro publicações.

PORTA-TRECOS SUSTENTÁVEL
processo criativo

O Porta-Trecos é um Utensílio Sustentável prático que você pode usar como suporte decorativo para flores artificiais, celulares, livros pequenos etc...


Na sua confecção utilizei: 1. 6 protetores coloridos de celulares. 2. Sobras de papéis diversos: papel grosso (tipo: 2 mm de espessura) para a base; papel (tipo: 150g) para encapar os recortes de isopor e transformá-los em foam artesanal. 3. Retalhos de placa de isopor (tipo: bandeja de frios ou de embalagens diversas). 4. Tinta acrílica e verniz. 5. Cola isopor e cola branca. 6. Estilete e régua.

Nota: Os protetores têm os lados (frente e posterior) com aberturas diferentes (para o encaixe do celular) e alguns milímetros de diferença (no tamanho) conforme os modelos. Nesse caso é só reforçar as laterais..., dando mais firmeza ao Objeto de Arte Sustentável.






Fazendo: Recorte as placas de isopor (conforme o formato dos protetores de celular) para a base, para o recipiente porta-trecos e para a abertura superior. Encape todas as partes com papel. Monte o recipiente do porta-trecos. Teste os encaixes de base inferior e superior e cole utilizando a cola para isopor ou branca.



Dependendo do modelo do protetor usado para a base, serão necessárias camadas de papel, para alinhar com as laterais plásticas e colar na plataforma maior, e tiras de papelão nas laterais, para ajustar o recipiente.



Para dar sustentação e evitar que o Porta-Trecos Sustentável tombe, a base de papelão, onde será fixado todo o material, deve ter (no mínimo) 1,5 cm de borda maior que a do recipiente encapado com os protetores de celular. Optei por decorar apenas a base (feita com papelão de 2 mm de espessura) e a abertura superior. Você deve usar a sua criatividade.




É isso! Bom proveito! Em breve você conhecerá o Porta-Retratos Sustentável e o processo de criação, aos modos de um passo a passo.

Porta-Trecos Sustentável
criação e fotos de Joba Tridente
dezembro de 2017


*
JOBA TRIDENTE
Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico – DF.

Artista Plástico - Coletivas: 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP.

Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...